Na live da TV PT MG de hoje, 8/9, às 19h, a Secretaria de Mulheres do PT de Minas promove um debate importante sobre representatividade na política das mulheres em defesa do público LGBTQI+. No debate, serão tratados assuntos como a violência, que, só no Brasil, tira a vida de uma pessoa LGBTQI+ a cada 23 horas.
Esse público está mais exposto à violência por diversos motivos, entre eles, os ligados à religião e ao machismo, que estabelecem padrões de comportamento para a sociedade ao tentar controlar como as pessoas vivem sua sexualidade e moldam suas identidades.
É importante destacar que a violência fica maior quando essas pessoas, além de LGBT+, são pobres, negras, têm o acesso à educação dificultado por inúmeras razões.
É o preconceito que move essa perversa engrenagem. E vamos usar a educação para combatê-lo de forma efetiva e prática, além de ocupar os espaços de poder com pessoas que defendam os direitos do público LGBTQI+.
Em alguns países da América Latina, alguns passos, apesar de tímidos, já foram dados. Podemos citar como exemplo a Lei de Identidade de Gênero na Argentina, o “Decreto Trans” na Colômbia e a determinação feita pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro que considera discriminação por orientação sexual e identidade de gênero como crime.
A participação das pessoas LGBTQI+ na vida política também precisa ser observada, pois são pessoas que, apesar de serem consideradas minoria, são grande parte da população e merecem ocupar os cargos de decisão para proporcionar a todas e todos nós mais qualidade de vida a fim de construir uma sociedade com mais respeito.
Mediação: Andréa Cangussú, secretária de Mulheres do PT de Minas
Convidadas: Letícia Imperatriz, pré-candidata a vereadora pelo município de Montes Claros, cientista social e atual coordenadora municipal da Aliança LGBTI+;
Raquel Costa Silva, pré-candidata a vereadora por Itaobim, graduanda em Educação Física, funcionária da Prefeitura.
Serviço: Live POR MAIS MULHERES EM DEFESA DO PÚBLICO LGBTQI+
Data: 08/09, terça-feira
Horário: 19 horas
Transmissão: TV PT e Página do PT de Minas no Facebook
Fonte: Secretaria Estadual de Mulheres