Cerca de 60 pessoas representantes dos municípios de Capitólio, Claraval, Itaú de Minas, Guaxupé, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso estiveram reunidas no domingo, 28 de janeiro, em Passos, durante o encontro que definiu pela criação do Comitê Popular Sudoeste em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato.
Também foi definida a formação de comitês locais em cada cidade. Segundo os participantes do Encontro, o povo brasileiro reconhece que os projetos do Governo Lula transformaram a vida de milhares de pessoas que antes não tinham acesso à educação, moradia, alimentação de qualidade, creches, assistência social e outras políticas públicas.
Impedir a candidatura de Lula à presidência é tentar impedir a continuidade desse projeto. Diante das injustiças e perseguições materializadas na sentença que condenou o Ex-Presidente Lula, os comitês populares surgem para realizar um trabalho permanente de mobilização popular e conscientização sobre o grave momento que atravessa o país.
Panfletagens nos bairros, atividades de arte e cultura popular, debates e palestras foram algumas ações sugeridas.
Conforme os organizadores, o encontro foi convocado em menos de 48 horas e a participação foi considerada positiva. A partir de agora, o Comitê está em estado de mobilização permanente e mais cidades deverão participar do próximo encontro que será realizado no dia 4 de fevereiro, domingo, às 18horas, na Rua Ceará, 1595 em Passos.