Militante do PT desde os 15 anos, com atuação nas áreas de Tecnologia da Informação e Redes, Guima Jardim é o novo coordenador do Setorial de Ciência e Tecnologia do PT de Minas.
Para o estudante, o Setorial é o espaço da primeira militância junto ao Partido e, por isso, assume um caráter de formação. “O coletivo será um ambiente de reflexão política e porta de entrada para demandas da sociedade, sendo capaz de produzir políticas públicas para transformar o Brasil”, define.
Guima lembra que os governos do PT, tanto nos Municípios, nos Estados e no Brasil, deram contribuições fundamentais para a emancipação do povo brasileiro. “Por isso, somos hoje o Partido preferido do Brasil”, ressalta. Segundo ele, o Setorial de Ciência e Tecnologia de Minas irá dar sua contribuição para o programa Socialista do PT.
“Venha participar para construirmos um novo Brasil, do jeito que o Povo quer!”, conclama.
Entre os projetos do Setorial está a construção da WEB-Rádio do PTMG, para discutir os avanços do setor e levar ao conhecimento de todo cidadão as alternativas que a Ciência e Tecnologia têm apresentado para a solução dos problemas, dos cotidianos aos mais complexos apresentados pela sociedade.
Outra proposta é promover a formação e a emancipação tecnológica para a militância partidária e os Diretórios Municipais e Zonais e a construção de uma plataforma política para a reeleição do Governador Fernando Pimentel.
O Setorial propõe, ainda, o fortalecimento do debate e a elaboração de propostas para o uso do software livre e desenvolvimento tecnológico próprio dentro das esferas partidárias e governamentais. E, ainda, a criação de espaços de discussão para pensar a ciência e a tecnologia como estratégias para um desenvolvimento econômico sustentável, que seja apropriado por toda população e que crie condições para garantir o direito à cidadania, superar a pobreza e as desigualdades e que, ao mesmo tempo, garanta a preservação da vida e do meio ambiente equilibrado.
Também entre as propostas, a promoção de discussões acerca da “e-democracia” (democracia por meio de plataformas virtuais), para ampliar a cidadania e os mecanismos de participação social.