Sociedade civil vai debater o Plano Estadual de Cultura de Minas em 12 encontros regionais. Documento com propostas analisadas nos encontros sobre o Plano Estadual de Cultura já está disponível para consulta.
O 1º Encontro Regional do Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura começa nesta segunda, 22, em Ouro Preto (Território de Desenvolvimento Central/Metropolitano). Ao todo, 12 Fóruns Técnicos em diferentes regiões do estado serão realizados até outubro, antes do encontro final marcado para Belo Horizonte.
O Plano Estadual de Cultura foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Governo de Minas no ano passado e tramita na forma do Projeto de Lei 2.805/15. Os fóruns têm objetivo de colher sugestões e aperfeiçoar a proposta. O debate será em torno das metas e estratégias para a área cultural, incluindo temas como direitos culturais e sistema de financiamento à cultura, a serem implementadas nos próximos dez anos.
O encontro de Ouro Preto será realizado das 8 às 18 horas, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Em cada cidade, os participantes terão uma palestra de abertura em que serão apresentados o Sistema Nacional de Cultura e os processos de construção do Plano Estadual. Depois, serão divididos em grupos de trabalho, para analisar o documento com as propostas que fazem parte do anexo ao PL 2.805/15.
O 2º Encontro Regional do Fórum de Cultura, que será em Araxá (Território de Desenvolvimento Triângulo Mineiro Sul/Noroeste), no dia 29 de fevereiro e as inscrições já podem ser feitas no site da ALMG. Também já pode se inscrever quem quiser participar da reunião que será realizada em Paracatu (Território de Desenvolvimento Noroeste), no dia 8 de março.
Confira o calendário completo dos encontros regionais do Fórum Técnico de Cultura
- Divinópolis (Oeste/Vertentes) – 14/3/16
- Governador Valadares (Rio Doce/Vale do Aço) – 29/3/16
- Montes Claros (Norte) – 4/4/16
- Araçuaí (Médio e Baixo Jequitinhonha/Mucuri) – 11/4/16
- Alfenas (Sul/Sudoeste) – 18/4/16
- Uberlândia (Triângulo Mineiro Norte) – 26/4/16
- Cataguases (Mata/Caparaó/Vertentes) – 2/5/16
- Sabará, Ibirité, Santa Luzia (Metropolitano – a definir) – 9/5/16
- Diamantina (Alto Jequitinhonha/Central/Mucuri) – 10/5/16
Com informação e foto da ALMG