Biólogo pela UFMG, Doutor em Ciências e Tecnologia pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, Rodrigo Souza Leite é o novo Coordenador do Setorial de Saúde do PT de Minas
Presidente do PT de Sabará, militante do SUS, ele é Servidor da Fundação Ezequiel Dias, onde atualmente ocupa o cargo de Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. Foi Secretário Municipal de Saúde de Sabará em 2013, e defende: “Saúde não é mercadoria”.
Segundo Rodrigo, o Setorial de Saúde do PT de Minas tem o dever de se organizar para dialogar com a sociedade em linguagem cidadã, cuidando para que o SUS não saia do cotidiano das pessoas.
Ele destaca que, em Minas Gerais, o Governo Pimentel, que encontrou o SUS em terra arrasada, como toda a gestão do Estado, decidiu pela garantia da destinação de 12% dos recursos estaduais para a saúde.
“O Governo do PT implantou programas que ampliam o acesso aos serviços em todo o território mineiro, em uma demonstração do compromisso de garantir saúde à população mineira, a exemplo da ampliação do Samu, da reorganização das redes de atenção à saúde, da implantação do Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS (Seos/MG), entre outras ações e programas”, destaca.
Descentralização e regionalização são as metas do Setorial para viabilizar os avanços necessários à implementação do SUS e fortalecer as lutas pela democratização do Estado brasileiro. Para o Coordenador, é preciso incentivar a implantação de Setoriais de Saúde do PT, principalmente nos municípios com mais de cem mil habitantes e também instituir fóruns temáticos permanentes com representações regionais e municipais, contemplando os segmentos de usuários, trabalhadores, gestores, parlamentares e juventude petistas.