Margarida Salomão lança seu Plano de Governo
A deputada federal Margarida Salomão e candidata à Prefeitura de Juiz de Fora lançou seu plano de governo oficialmente, na noite da última quarta-feira (14). Para demonstrar que a sua intenção é construir uma Juiz de Fora em que todos tenham o mesmo direito à cidade, ela recebeu em seu comitê central ilustres convidados como a arquiteta, urbanista e Professora da USP, Ermínia Maricato, o advogado e professor da Faculdade de Direito da UFJF, Frederico Riani, deputado estadual Professor Neivaldo, e secretária adjunta de Desenvolvimento Agrário do Estado de Minas Gerais, Fabíola Silva.
Dentre os convidados à mesa, a arquiteta Ermínia Maricato destacou o problema histórico do ensino universitário do Brasil, onde não há uma representação da realidade das cidades. Principalmente em questões sociais, para Ermínia, existe um liberalismo na sociedade escravocrata, onde a regulamentação do serviço doméstico, por exemplo, chegou somente há dois anos.
A arquiteta também lembrou a questão da desigualdade social nas cidades, que se torna visível quando nas periferias estão presentes uma maior concentração de pessoas negras. Além da precariedade e muitas vezes a falta do que caracteriza a vida urbana, como água, esgoto, iluminação pública, drenagem, coleta de lixo e pavimentação. Ainda temos a falta de toda a parte de equipamentos, como escolas, creches, quadras de esportes e lazer. Por esse motivo, há um desequilíbrio na questão da escolaridade e da renda da população periférica em relação ao resto da sociedade. Temos também uma maior concentração de famílias chefiadas por mulheres.
Ermínia destacou também que as epidemias de doenças como a dengue, febre Chikungunya e Zika vírus tem ligação direta com o processo de urbanização, com a falta de saneamento, drenagem e o acúmulo de água onde não deveria ter. Além também do descaso das autoridades em relação aos rios e riachos que têm suas margens desmatadas, e quanto à qualidade da água e do ar que ajudam a diminuir a expectativa de vida dos cidadãos que habitam os grandes centros.
O orçamento participativo também foi lembrado pela professora Ermínia, que deu ênfase a importância do conhecimento da população sobre a votação do orçamento na câmara de vereadores. Para que se tenha um maior controle de onde vai a aplicação do dinheiro público do município e qual a melhor maneira de gastar a verba cedida pelos Governos Federal e Estadual.
Conheça o Plano de Governo
Assessoria de Comunicação Margarida Salomão