• Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Documentos
  • Downloads
  • Contato
  • Doações
PT Minas Gerais
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Documentos
  • Downloads
  • Contato
  • Doações

LULA RECEBE PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS DA MAIOR CENTRAL SINDICAL DOS EUA E CANADÁ

LULA RECEBE PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS DA MAIOR CENTRAL SINDICAL DOS EUA E CANADÁ
mar 15, 2019 | Notícia | 0 comentário |

A Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais reconheceram as décadas de luta do Ex-Presidente pelos direitos dos trabalhadores

O Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (14) o Prêmio de Direitos Humanos George Meany-Lane Kirkland 2019. A homenagem foi concedida pela Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), a maior central operária dos Estados Unidos e Canadá. O prêmio leva o nome de George Meany-Lane Kirkland, Ex-Presidente da central sindical, e começou a ser entregue no ano de seu falecimento, 1999.

 

“A AFL-CIO reconhece as décadas de luta de Lula para avanço dos direitos dos trabalhadores, fortalecimento da democracia brasileira, e sua luta para maior igualdade e justiça no mundo. As mulheres e homens da AFL-CIO concedem este prêmio a Lula e prometem continuar na nossa solidariedade com a luta por justiça e democracia no Brasil e no mundo.”

 

No texto em que explica a escolha, a central denuncia a prisão injusta e sem provas de Lula, e recorda as conquistas que o Brasil e o povo brasileiro alcançaram durante seus mandatos.

 

Leia o texto da Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais:

Como migrante, trabalhador, líder sindical e visionário político, Luiz Inácio Lula da Silva passou sua vida lutando por democracia e pelos direitos dos trabalhadores e comunidades excluídas no Brasil. Como presidente, de 2003 a 2010, Lula resgatou milhões de pessoas da pobreza e estendeu o acesso à educação superior e à habitação a milhares de cidadãos de baixa renda. Ele se tornou um líder respeitado em todo o mundo por aqueles que acreditam que uma economia global sustentável depende de uma melhor distribuição da prosperidade. Por isso, a AFL-CIO honra Luiz Inácio Lula da Silva com seu prêmio de direitos humanos George Meany-Lane Kirkland.

 

Em seu compromisso para ampliar o acesso a uma vida decente e a direitos básicos, Lula tem sido fiel às suas origens no carente Nordeste brasileiro, onde viveu antes de migrar para São Paulo com sua mãe e irmãos. Como líder de um importante sindicato metalúrgico no fim dos anos 70, ele conduziu trabalhadores que enfrentavam a ditadura no país para democratizar locais de trabalho e sindicatos. Lula foi um personagem crucial na ampla aliança de movimentos sociais de massa, artistas e intelectuais, mulheres e homens, e brasileiros de todas as raças, que restabeleceu a democracia no Brasil em 1985.

 

Naquela jovem democracia, Lula lutou sem descansar para colocar o maior número possível de pessoas numa situação de igualdade de direitos e de uma vida decente que um país tão grande quanto o Brasil poderia oferecer a seu povo. Durante sua Presidência, o Brasil apresentou progresso concreto e consistente em termos de inclusão social, e todos os brasileiros prosperaram. Mas desde 2015, opositores a tal progresso aproveitaram a retração econômica, o ressentimento da elite por ter perdido o controle do país e o preconceito contra muitos de seus cidadãos para levar o país para trás, congelando os investimentos em educação e saúde por vinte anos, minando direitos trabalhistas, revertendo avanços em igualdade racial e de gênero, ameaçando a floresta amazônica e povos indígenas e semeando o ódio e medo em seus discursos e ações.

 

Para avançar sua agenda, esta elite minou as frágeis instituições democráticas brasileiras, especialmente o Judiciário, e tomou medidas extraordinárias e ilegais para impedir que Lula concorresse à eleição presidencial em outubro de 2018, quando pesquisas apontavam sua vitória. Desde 7 de abril de 2018, Lula é um prisioneiro político, condenado por “atos oficiais não especificados” tendo como prova contra ele apenas informações originadas em delações premiadas sem documento. Contrariamente à Constituição brasileira, ele permanece preso enquanto recursos ainda estão sendo examinados e foi impedido de comparecer ao funeral de seu irmão, embora o Brasil permita tais saídas a milhares de prisioneiros todos os meses. Enquanto estava preso durante a ditadura nos anos 70, Lula teve mais acesso a seus direitos do que no Brasil de hoje.

 

O crime de Lula foi ter a audácia de tirar mais de 30 milhões de pessoas da pobreza e desafiar os privilégios da poderosa elite que há muito age como se fosse dona do Brasil. Durante este período difícil, a mensagem de Lula e do amplo movimento social que ele e seus aliados construíram permanece clara: a luta continua.

 

A AFL-CIO junta-se ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas no pedido para que os direitos políticos integrais de Lula sejam restaurados, e nos unimos com o movimento trabalhista global na demanda para que Lula seja absolvido imediatamente e liberado de uma perseguição política profundamente injusta.

 

Lula e os vibrantes movimentos sociais brasileiros continuam tanto como atores reais na luta diária por justiça social no Brasil, assim como símbolos da esperança que todos compartilhamos por um retorno da democracia em muitos países que atualmente passam por períodos sombrios de aumento da desigualdade e ódio contra migrantes, trabalhadores, e líderes e visionários comprometidos com justiça social.

 

A AFL-CIO reconhece as décadas de luta de Lula para avanço dos direitos dos trabalhadores, fortalecimento da democracia brasileira, e sua luta para maior igualdade e justiça no mundo. As mulheres e homens da AFL-CIO concedem este prêmio a Lula e prometem continuar na nossa solidariedade com a luta por justiça e democracia no Brasil e no mundo.

 

Por Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Tags: #LulaLivre#PTdeMinasresistência
0 Comentários
0
Share

Você também pode se interessar por

GOVERNO DO PT: FERNANDO PIMENTEL ENTREGA 145 ÔNIBUS ESCOLARES A 126 MUNICÍPIOS DOS TERRITÓRIOS CENTRAL, NOROESTE, NORTE, OESTE, SUDOESTE, SUL, TRIÂNGULO NORTE, TRIÂNGULO SUL E VALE DO RIO DOCE

GOVERNO DO PT: FERNANDO PIMENTEL ENTREGA 145 ÔNIBUS ESCOLARES A 126 MUNICÍPIOS DOS TERRITÓRIOS CENTRAL, NOROESTE, NORTE, OESTE, SUDOESTE, SUL, TRIÂNGULO NORTE, TRIÂNGULO SUL E VALE DO RIO DOCE

jun 14, 2018

  Os novos veículos vão garantir mais conforto e segurança[...]

Tsunami da Educação nas ruas de Minas e do Brasil

Tsunami da Educação nas ruas de Minas e do Brasil

ago 14, 2019

Brasileiros ocuparam as ruas de 200 cidades na terça-feira, 13,[...]

ONU DECIDE QUE LULA TEM PLENO DIREITO DE SER CANDIDATO

ONU DECIDE QUE LULA TEM PLENO DIREITO DE SER CANDIDATO

ago 17, 2018

Comitê Internacional de Direitos Humanos determinou ao Estado Brasileiro, na[...]

Deixe um comentário

Seu email estará seguro conosco.
Cancel Reply

O Partido

  • Diretório Estadual
  • Diretórios Municipais e ComissõesProvisórias

Tweets de @ptdeminas

Tweets de @ptdeminas

Facebook PTMG

Nuvem de Tags

#Dilma133 #EuSouLula #ForaTemer #Haddad13 #JeitoPTdeGovernar #LulaLivre #LulaValeALuta #Miguel130 #MinasEmPrimeiroLugar #OBrasilFelizDeNovo #OPovoFelizDeNovo13 #Pimentel13 #PTdeMinas ALMG artigo brasil democracia dilma dilma rousseff educação Federal Fernando fernando pimentel Gerais Golpe Governo GovernodeMinas Governo de Minas governo federal juventude Lula Minas Minas Gerais Ministério nacional Partido Partido dos Trabalhadores Pimentel presidenta PT ptmg resistência Rousseff saúde Trabalhadores
PT Minas Gerais

Rua Gonçalves Dias, 2997,
Barro Preto - BH - MG
CEP: 30140-093

E-mail: comunica@ptmg.org.br

Telefone: (31) 3115-7613

  • O Partido
    • Diretório Estadual
    • Diretórios Municipais
  • Prefeituras
    • Prefeitos
    • Vice-prefeitos
  • Secretarias e Setoriais
    • Assuntos Institucionais
    • Ciência e Tecnologia
    • Combate ao Racismo
    • Comunicação
    • Cultura
    • Finanças
    • Formação Política
    • Juventude
    • Meio Ambiente e Desenvolvimento
    • Movimentos Populares
    • Mulheres
    • Organização
Facebook Twitter Google+ Soundcloud Flickr Youtube

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados