Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Minas Gerais registra redução de 32% no registro de roubos e de 21,6% no número de homicídios, além da diminuição de 10 dos 12 crimes monitorados nos 11 meses de 2018. Taxa de homicídios é a menor dos últimos sete anos. Em Belo Horizonte, foi registrada queda em nove dos 12 crimes monitorados, com destaque para a redução de 46,15% das extorsões mediante sequestro e 37,3% das extorsões. Diminuição também do número de Homicídios (27,6% a menos) e de roubos (37% a menos)
O último levantamento estatístico divulgado neste ano pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) aponta que 10 das 12 estatísticas de criminalidade monitoradas pelo Governo do Estado estão em queda em Minas Gerais. A comparação diz respeito ao período de janeiro a novembro de 2018 com relação ao mesmo período de 2017. As reduções chegam a 32,72%, como nos casos de roubo, o que significa 34.209 roubos a menos em 11 meses em Minas.
“Os resultados retratam o trabalho de integração das forças de segurança e o apoio do Governo na tratativa da segurança como prioridade. Incrementamos o número de policiais militares, civis e bombeiros nos últimos anos, o quantitativo de viaturas das três instituições e estamos fazendo uma gestão focada em prevenção à criminalidade. Realizamos um trabalho de proteção social aliado à repressão qualificada”, avalia o Secretário da Sesp, Sérgio Barboza Menezes.
Para ele, a interlocução adotada pelo sistema de segurança mineiro com outros atores, como o Ministério Público, Tribunal de Justiça, polícias Federal e Rodoviária Federal, instituições de pesquisa, entre outras, tem dado força e eficiência aos trabalhos voltados para a redução da criminalidade.
“Há ações de gestão importantes em andamento, que exemplificam essa integração, como a criação do Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento a Roubos e Homicídios (GIE-R), que reúne instituições na repressão qualificada, compartilhamento de informações e alvos e planejamento integrado de operações”.
Desde 2017, as ações de gestão de todos os atores do sistema de segurança pública – Sesp, PM, PC, Bombeiros e Sistema Prisional – não só conseguiram reduções progressivas de estatísticas criminais, como também possibilitaram a reversão da curva da violência, que estava em ascensão desde 2011.
HOMICÍDIOS
Importante indicador da violência, o número de vítimas de homicídio também está em queda de 21,6% em todo o Estado. Dados do Observatório de Segurança Cidadã da Sesp mostram que, pelo interior, 77,2% dos municípios não tiveram registro deste tipo de crime, mantiveram ou reduziram seus índices.
Vale lembrar que os dados de criminalidade dos 12 crimes monitorados pela Sesp nos 853 municípios do Estado estão disponíveis para consulta online, de forma rápida e transparente. Basta acessar o site da secretaria (www.seguranca.mg.gov.br) > Integração > Estatísticas > Estatísticas Criminais.
#PTdeMinas #Resistência #Criminalidade
*FACEBOOK*
Governo do PT: criminalidade em queda em Minas Gerais. Cai 32% o registro de roubos e 21,6% o de homicídios, Dez dos 12 crimes monitorados nos 11 meses de 2018 tiveram redução. A taxa de homicídios é a menor dos últimos sete anos.
Leia mais em nosso site: www.ptmg.org.br
#PTdeMinas #Resistência #Criminalidade
*INSTAGRAM*
Governo do PT: criminalidade em queda em Minas Gerais. Cai 32% o registro de roubos e 21,6% o de homicídios, Dez dos 12 crimes monitorados nos 11 meses de 2018 tiveram redução. A taxa de homicídios é a menor dos últimos sete anos.
Leia mais em nosso site. Link na bio.