• Notícias
  • Artigos
  • Documentos
  • Downloads
  • Contato
  • Doações
  • CADASTRE-SE
  • Comitê Virtual
PT Minas Gerais PT Minas Gerais
  • Artigos
  • Documentos
  • Downloads
  • Contato
  • Doações
  • Cadastre-se
  • Comitê Virtual

Diretório Estadual do PTMG divulga Resolução Política

Diretório Estadual do PTMG divulga Resolução Política
mar 19, 2016 | Documentos, Notas, Notícia | 0 comentário |

O Diretório Estadual do PTMG esteve reunido no sábado, 19, para discutir a conjuntura política, eleições e a organização do partido em Minas, divulgou a seguinte resolução política:

RESOLUÇÃO POLÍTICA

Reunido em Belo Horizonte, em 19 de março de 2016, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, aprovou a seguinte resolução política:

Vivemos tempos difíceis, em que a democracia e as conquistas sociais estão em risco. Vendo frustradas suas pretensões de retomar o projeto neoliberal no Brasil, a direita conservadora tenta, a todo custo, aplicar um golpe no País. Para tanto, tem contado com o engajamento partidarizado de grande parcela da mídia, setores do Judiciário e do Ministério Público, historicamente comprometida com o projeto de poder das elites.

Desonrando a missão de informar e o compromisso jornalístico com o contraditório, tais veículos se encarregam de espalhar visões parciais e partidárias, boatos, meias-verdades e mentiras, com propósito de desestabilizar o governo democrático-popular de Dilma, criminalizar o PT e os movimentos sociais e manchar a história do maior líder do povo brasileiro.

Para ganhar o apoio da população, a direita conservadora utiliza-se do discurso da moralização da política e das dificuldades econômicas que enfrenta o Brasil, mas se “esquecem” de informar que a crise econômica é, e muito, em função do cenário internacional. Da mesma forma, se esquecem de “informar” que o combate à corrupção só ganhou eficácia nos governos de Lula e Dilma, pois até então a sujeira era varrida pra baixo do tapete.

Também em Minas Gerais as elites, novamente com o apoio da mídia conservadora, agem para desestabilizar o governo de Fernando Pimentel.  Não se conformam em ter perdido as eleições no Estado, visto como uma capitania hereditária do PSDB mineiro. Também não aceitam as grandes mudanças que o governo petista está implementando.

O Governo Fernando Pimentel, apesar do déficit de mais de R$7 bilhões deixado pela administração tucana, tem conseguido superar grandes dificuldades. Entre as políticas adotadas, está a valorização dos professores, a desapropriação de terras em favor dos trabalhadores do campo antes esquecidos pelo PSDB, o dialogo permanente com a população, por meio dos Fóruns Regionais de Governo, e a postura de respeito com o legislativo.

Portanto, o que está em risco é a democracia, os avanços sociais alcançados no Brasil ao longo do governo do PT e o projeto popular em curso em Minas Gerais.

Para fazer frente a todos esses ataques e lutar pela democracia,  que tanto nos custou, se faz necessário o fortalecimento da unidade partidária e das forças democráticas. Ressaltamos o papel da Frente Brasil Popular e conclamamos os militantes e diretórios a buscar se integrar neste esforço de construção em cada município.

As dificuldades na economia só serão superadas com a execução do programa vitorioso nas eleições de 2014, sobretudo tendo como prioridade a ampliação dos programas sociais.

Neste sentido o Diretório Estadual reafirma o apoio às 22 propostas econômicas apresentadas e aprovadas pelo Diretório Nacional. São propostas fundamentais para promovermos o crescimento econômico e o aumento da popularidade do governo, tão necessário para o enfrentamento ao grave quadro político. Entre eles: que o Governo Federal utilize parte das  reservas internacionais, taxe as grandes fortunas para a melhoria da economia, reduza a taxa básica de juros como elemento fundamental para diminuir o déficit nominal da União, aumentar o investimento público, impedir a apreciação cambial, baratear o crédito e incentivar a retomada do crescimento econômico.

Também é fundamental enfrentar o debate da corrupção, mostrando que tem sido durante os governos da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula que ela vem sendo combatida com maior eficácia.

Temos que ter claro que, Minas Gerais, governado pela primeira vez por um governo de esquerda, será imprescindível na disputa de rumos do país, na defesa da democracia e contra o golpe.

Se o momento é de embates, cabe a nós, militantes, filiados, filiadas e dirigentes partidários, seguirmos na luta para fazermos frente aos constantes ataques da direita e da mídia conservadora. Afinal, representamos os trabalhadores e trabalhadoras deste país.

Sendo assim, também é necessário que nos preparemos para as eleições municipais deste ano. É evidente que os setores conservadores tentarão desqualificar nossas campanhas. Por isso, é preciso que amparemos nossas campanhas, sobretudo, na força da militância, do trabalho de base e dos movimentos sociais.

Nossas candidaturas devem ser capazes de travar o debate político, fazer o contraponto aos ataques e mostrar as inúmeras conquistas dos governos Lula, Dilma e Pimentel. Também é preciso construir programas municipais de governo ouvindo a população e que atendam a seus principais anseios.

Norteados por esses fundamentos, o Diretório Estadual do PT/MG está firme na luta e dá as seguintes diretrizes:

– Orienta a todos seus diretórios, parlamentares, prefeitos, vereadores e militância a manterem constante mobilização em defesa da democracia;

– Para continuar o processo de mobilização social contra o golpe orienta todos os diretórios municipais a realizarem reuniões de organização, no maior número de cidades do estado, para o Ato no dia 31 de março, em Brasília, convocado pela Frente Brasil Popular. Esta atividade deve ser construída como prioridade nas próximas semanas;

– Orienta também todas as cidades e regiões com mais de 100 mil habitantes a construir a Frente Brasil Popular como de integração das lutas sociais e políticas nas regiões;

– Alerta a todos seus diretórios, parlamentares, prefeitos, vereadores e militância a manterem vigilância permanente e a denunciarem junto à população a manipulação midiática pelo golpe impetrada pelos grandes grupos de comunicação, setores do Judiciário e do Ministério Público;

– Defende que o Governo Federal libere recursos para término das obras conveniadas com os municípios e também libere verbas  do próprio Governo Federal;

– Defende que o Governo Federal amplie os Programas Sociais como o Minha Casa Minha Vida, PROUNI, Fies, Bolsa Família, dentre outros;

– Orienta os pré-candidatos e as pré-candidatas a prefeito(as) e a vereadores(as) a fazerem as defesas dos governos do PT e construírem planos de governo ouvindo a população e que atendem as necessidades locais.

– Orienta os pré-candidatos e as pré-candidatas a prefeito(as) e a vereadores(as) que utilizem o programa de governo do PT e o modo petista de governar.

– Orienta e reaproxima nossos pré-candidatos e as pré-candidatas a utilizar o programa de governos do PT e pautando o modo petista de governar através de debates e formações para os mesmos;

– Orienta ainda a que as alianças sejam construídas com o firme compromisso de garantir maior apoio político aos governos do PT e dos aliados, o que acarretará o fortalecimento do nosso projeto democrático-popular no cenário nacional e estadual.

– Recomenda ao Diretório Nacional para agilizar, junto ao STF e Ministério Público, as denúncias dos abusos do Juiz Moro e medidas para acelerar os processos contra Eduardo Cunha e Aécio Neves.

Belo Horizonte, 19 de março de 2016

Diretorio Estadual do Partido dos Trabalhadores

Tags: #nãovaitergolpe#vaiterlutaCombatedireitaeleiçoesjudiciárioMÍDIAministério públicomobilizaçãoptmgResolução Política
0 Comentários
1
Share

Você também pode se interessar por

Lula presta depoimento voluntário ao Ministério Público do Distrito Federal

Lula presta depoimento voluntário ao Ministério Público do Distrito Federal

out 16, 2015

Na última quinta-feira (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,[...]

Fernando Pimentel defende isenção e isonomia da Justiça no país

Fernando Pimentel defende isenção e isonomia da Justiça no país

jun 26, 2015

Governador participou da posse da nova presidência do TRE-MG, ressaltou[...]

Chico Buarque receberá título de cidadão honorário mineiro

Chico Buarque receberá título de cidadão honorário mineiro

fev 18, 2016

Por iniciativa do deputado Rogério Correia (PT), líder do Bloco[...]

Deixe um comentário

Seu email estará seguro conosco.
Cancel Reply

O Partido

  • Diretório Estadual
  • Diretórios Municipais e ComissõesProvisórias

Tweets de @ptdeminas

Tweets de @ptdeminas

Facebook PTMG

Nuvem de Tags

#Dilma133 #EuSouLula #ForaTemer #Haddad13 #JeitoPTdeGovernar #LulaLivre #LulaValeALuta #Miguel130 #MinasEmPrimeiroLugar #OBrasilFelizDeNovo #OPovoFelizDeNovo13 #Pimentel13 #PTdeMinas ALMG artigo brasil democracia dilma dilma rousseff educação Federal Fernando fernando pimentel Gerais Golpe Governo GovernodeMinas Governo de Minas governo federal juventude Lula Minas Minas Gerais Ministério nacional Partido Partido dos Trabalhadores Pimentel presidenta PT ptmg resistência Rousseff saúde Trabalhadores
PT Minas Gerais

Rua Gonçalves Dias, 2997,
Barro Preto - BH - MG
CEP: 30140-093

E-mail: comunica@ptmg.org.br

Telefone: (31) 3115-7613

  • O Partido
    • Diretório Estadual
    • Diretórios Municipais
  • Prefeituras
    • Prefeitos
    • Vice-prefeitos
  • Secretarias e Setoriais
    • Assuntos Institucionais
    • Ciência e Tecnologia
    • Combate ao Racismo
    • Comunicação
    • Cultura
    • Finanças
    • Formação Política
    • Juventude
    • Meio Ambiente e Desenvolvimento
    • Movimentos Populares
    • Mulheres
    • Organização
Facebook Twitter Google+ Soundcloud Flickr Youtube

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados