Em pronunciamento na tribuna da ALMG nesta quarta-feira, 15, o deputado Dr. Jean Freire esclareceu que o Governo de Minas agiu imediatamente quando surgiu o primeiro caso de Febre Amarela no Estado.
Dr. Jean lembrou que foi o único até agora a visitar a Sala de Situação do governo sobre a doença, para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos.
Sobre a Fundação Ezequiel Dias (Funed), rebatendo críticas feitas pela oposição ao governo mineiro, Dr. Jean afirmou que ela “não é uma indústria farmacêutica”. “Ela vai muito além disto. É uma fundação de saúde pública que tem a indústria, a parte de pesquisas, a parte laboratorial e muitos outros setores”, enfatizou.
O deputado informou, ainda, que a presidente em exercício, Carmem Lúcia Soares, é uma sanitarista de renome e que tem feito um belo trabalho, assim como o responsável pelo setor de indústria, Francisco Leal, que é renomado inclusive fora do país. “Não podemos diminuir o trabalho da Funed!”, sintetizou.
Sobre a paralisação na produção de soros, iniciada em janeiro deste ano, Dr. Jean explicou que foi programada para reformas do espaço de produção, o que necessitava ter sido feito desde os governos anteriores. As adequações são em infraestrutura física, sistema de água e sistema de ar condicionado, objetivando condições mínimas de trabalho nesta atual unidade até a transferência definitiva de todas as atividades inerentes ao processo produtivo para a nova Fábrica de Produção de Biológicos.
E finalizou lembrando que, inclusive para a emergência da Febre Amarela, o trabalho da Funed tem sido fundamental, pois é lá que o diagnóstico da doença é realizado.
Assista ao vídeo clicando aqui!
Assessoria de Comunicação deputado estadual Dr. Jean