A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realizará no dia 20 de abril, às 9 h, uma audiência pública para debater os casos de febre amarela em Minas Gerais, especialmente nas regiões consideradas críticas como os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
As ações do governo estadual para o controle, enfrentamento e prevenção da doença também serão tratadas durante o encontro, requerido pelo deputado estadual Dr. Jean Freire (PT/MG).
A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas e silvestres. Em áreas florestais, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar em área rural, silvestre ou de mata.
Em 2017, até o momento, foram notificados 1.124 casos de Febre Amarela, sendo que desses 491 foram descartados e 392 são casos confirmados. Foram considerados casos confirmados aqueles que apresentaram:
Exame laboratorial detectável para Febre Amarela;
Exame laboratorial não detectável para dengue;
Histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada);
Sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso;
Exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática;
Em relação aos óbitos, foram notificados 204 óbitos. Desses, 140 foram confirmados para Febre Amarela.
Serviço:
Audiência Pública Febre Amarela
Data: 20 de abril
Horário: 9 h
Local: Auditório da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Andar SE – Santo Agostinho – BH/MG)
Assessoria de Comunicação do deputado estadual Dr. Jean Freire (PT/MG)